Canal de vídeo desta Escola publica novo vídeo sobre “O Grande Pecado”

Título do vídeo:

“A IMPOSSIBILIDADE DE TRANSMISSÃO DA EXPERIÊNCIA INDIVIDUAL”.

Qual a razão por que não entendeis a minha linguagem? É porque sois incapazes de ouvir a minha Palavra, e porque o príncipe deste mundo CEGOU O ENTENDIMENTO dos incrédulos…

Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=vcIFIJRxTjQ

Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=8Mz9xvuKHEs

Vídeo 3 (“O Grande Pecado”): https://www.youtube.com/watch?v=OcJELlpZ4Pw

William Shakespeare, autor da antológica e irrespondível frase.

– Após nossa introdução no primeiro vídeo, encontramos o problema de torná-lo menos erudito e mais à altura do nosso público, e por isso vamos arriscar fazer um segundo e talvez um terceiro vídeo, de modo a não deixar dúvida no seu argumento principal, a saber, a veracidade da conclusão de Shakespeare exposta no título do primeiro vídeo. Assim, iremos aqui elencar os fatores que tornam impossível a comunicação de qualquer assunto:

  1. A linguagem humana é limitada e pobre;
  2. A “filtragem” dos 5 sentidos é única para cada pessoa;
  3. A bagagem intelectual e cultural é menor ou mais dispersiva que o necessário para iluminar o assunto;
  4. Os interesses de cada pessoa são diferentes;
  5. Tudo no universo é por demais complexo, “de uma complexidade estarrecedora”, segundo o professor Enéas Carneiro (veja neste vídeo: https://www.youtube.com/shorts/r4YR3Qvl460.). Esta complexidade é tanto maior quanto menor for a capacidade visual de cada alma, num mundo de multidões alienadas;
  6. “O orgulho de cada um compete com o orgulho dos demais” (Frase de Lewis no vídeo “O GRANDE PECADO”, link: https://www.youtube.com/watch?v=GXQTuoR7S2I&t=7s ); isso gera o seguinte pré-conceito: ninguém aceita uma crítica vinda de outro ser humano (ouviríamos apenas uma crítica “doce”, mas somente se ela viesse de Deus ou no máximo de um anjo).

– Então aqui sim usar o exemplo de Jesus na foto abaixo, dizendo que ninguém acreditava que Ele fosse santo e muito menos Deus.– Vídeo recomendado para quem já leu o livro “MERE CHRISTIANITY” (“Cristianismo Autêntico”) e, sobretudo, para quem entendeu, com a profundidade devida, o que Lewis explicou no capítulo oitavo deste livro…

– Porquanto este vídeo trata de uma questão TERMINAL, a saber, que “não há QUALQUER possibilidade de transmissão da experiência individual” de qualquer um de nós para qualquer outro, e o obstáculo principal recaiu sobre O GRANDE PECADO, pois é ele, afinal, a grande barreira invisível para que uma mente humana possa captar, na sua inteireza, aquilo que um outro ser humano vivenciou com Deus.

– No início e no final do vídeo é exposta a sentença do título, sob a fórmula da pergunta: “Ainda será possível fazer qualquer vídeo depois deste?”, ou “para que serviria um vídeo, um artigo ou muito menos um livro que batesse de frente contra o orgulho do outro e não tivesse resposta para a pergunta que toda alma humana atual está se fazendo: “Por que cargas d’água terei eu que ouvir crítica de ‘quem-quer-que-seja-igual-a-mim‘?”

– O exemplo prático e irrefutável da verdadeira humildade Lewis deixou transparecer numa de suas antológicas frases, e ela reflete o único estado interior capaz de “COM-PREENDER” (que é ‘entender COM o outro’) a experiência da auteridade, a mente do outro, a mente de Deus. A frase está divulgada no site “KD-FRASES” e segue abaixo:– Enfim, os três vídeos servem para esta reflexão que desemboca no “O Grande Pecado”, e ao mesmo tempo dão a este professor a melhor justificativa para, no auge de seus 65  anos, despedir-se das lides literárias e midiáticas, na certeza de que “combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé”. Quem tem ouvidos de ouvir, ouça.

Esta entrada foi publicada em Arte de Desaprender. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *